domingo, 4 de março de 2012

Fui a Cachaçaria

Fui à Água Doce Cachaçaria e tomei uma cachaça da boa, mas tão boa que resolvi levar dez
garrafas para casa, mas Dona Patroa me obrigou a jogar tudo fora.
Peguei a primeira garrafa, bebi um copo e joguei o resto na pia.
Peguei a segunda garrafa, bebi outro copo e joguei o resto na pia.
Peguei a terceira garrafa, bebi o resto e joguei o copo na pia.
Peguei a quarta garrafa, bebi na pia e joguei o resto no copo.
Peguei o quinto copo, joguei a rolha na pia e bebi a garrafa.
Peguei a sexta pia, bebi a garrafa e joguei o copo no resto.
A sétima garrafa eu peguei no resto e bebi a pia.
Peguei no copo, bebi no resto e joguei a pia na oitava garrafa.
Joguei a nona pia no copo, peguei na garrafa e bebi o resto.
O décimo copo, eu peguei a garrafa no resto e me joguei na pia.
Não me lembro do que fiz com a Patroa!


(A orientação do autor é de outra natureza. Observemos: até a
quinta linha o texto progride sem “estranhamento”. Da sexta
linha em diante, a disposição dos termos na oração nos chama a
atenção por ser semanticamente inaceitável, segundo o nosso
conhecimento de mundo. Isso é uma pista importante para a
produção do sentido do texto, assinaladora da relação de
proporcionalidade: quanto mais o sujeito bebe, mais se embriaga;
quanto mais se embriaga, mais comete “incoerências” sintáticosemânticas)

Texto que está no Livro LER E COMPREENDER os sentidos do texto- Ingedore Villaça Koch

4 comentários:

  1. Esse texto é um texto semanticamente aceitável ou inaceitável? EXPLIQUE PÔR QUÊ.
    POR FAVOR me ajude com essa resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é inaceitável, porque pelo nosso conhecimento de mundo é possível inferir que existem "incoerências" sintático-semânticas

      Excluir
  2. Respostas
    1. O texto a cima e em coerente! Justifique sua resposta com passagem

      Excluir